Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

· 2 min read
Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

Se for um médico que é sempre consultado pelo paciente, ele já conhece seu histórico, levando em conta inclusive fatores psicológicos e sociais que possam influenciar o quadro daquele paciente. No entanto, suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna, tanto no serviço público como no privado. Como explicado anteriormente, o clínico é, portanto, o responsável principal pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em adulto e pode participar como adjuvante no acompanhamento pré e pós-operatório. Contudo, como é parte obrigatória na formação médica e uma das áreas base da medicina, todo hospital geral tem um serviço de clínica  médica.

  • Como o clínico geral está acompanhando o paciente há um tempo, ele está a par do seu estado de saúde e histórico de tratamentos.
  • Inicialmente, confessamo-nos distantes de idealismo estrábico que não atende a realidade tecnológica atual das ciências de saúde, particularmente à complexidade das disciplinas curriculares do curso de graduação médica.
  • O bom clínico geral é sobretudo um bom ouvinte, capaz de tratar seus pacientes com empatia.
  • Recomenda-se que esse médico permaneça algum tempo sob supervisão, a fim de adquirir experiência que admita prática segura para o paciente.
  • Ela nasceu há mais de 2.500 anos, com Hipócrates que introduziu a anamnese como prática essencial dos diagnósticos.


A Clínica Médica Santa Cruz surgiu há mais de 30 anos em Santa Cruz como nova opção para pacientes e conveniados que buscam ter acesso à serviços médicos de qualidade em um ótimo ambiente, com profissionais altamente qualificados. Pessoas que já são hipertensas também podem realizar acompanhamento com o clínico geral. Caso o paciente seja idoso, será encaminhado pelo médico para o geriatra, especializado em tratar distúrbios que atingem a terceira idade.

Médico De Família E Clínico Geral: Qual A Diferença?


Diferente do MFC, que atua em equipes de saúde multidisciplinares e em planos de cuidados terapêuticos. Essa área é ampla e altamente especializada no cuidado integral com o paciente.  mais informações sobre isto , o médico tem total noção dos sintomas, histórico e possíveis causas para o problema.

Clínica Geral


O clínico geral, tem uma visão global do organismo humano e deve estar preparado para proceder aos diversos diagnósticos. O clínico geral é o médico responsável pelo conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames,  prescreve medicamentos e realiza cirurgias. É responsável por diagnósticos mais abrangentes, estando apto a tratar diversas doenças e encaminhar o paciente a um especialista, quando houver necessidade. É pensar em exames de rotina, necessidade de atestados ou comprovações de saúde, que logo vem à mente a imagem do Clínico Geral.


Esse profissional está presente em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, em atendimento domiciliar e em clínicas particulares, também recebendo clientes de planos de saúde. O clínico geral não deve assumir o tratamento de doenças específicas, que são da alçada de um especialista. Todavia, ele pode ajudar no tratamento de doenças comórbidas, isto é, aquelas que são geradas a partir de outras primárias. Por exemplo, o sobrepeso pode estimular o aparecimento de hipertensão ou insuficiência cardíaca.